Nos últimos tempos, o mercado brasileiro tem se informado cada vez mais sobre a ESG, provavelmente pela tendência internacional em forcar nessa estratégia dentro das empresas.
Em 2021, o Google Trends mostrou dados de que a busca pelo significado desse termo aumentou 150%. Para entender melhor o que significa ESG dentro de uma empresa, leia esse conteúdo que preparamos explicando também sua importância!
O que é ESG em uma empresa?
O termo ESG é uma sigla composta de três palavras: Environmental, Social and Governance (ou Ambiental, Social e Governança em português).
Essas três palavras da ESG são diferentes áreas trabalhadas juntas dentro de uma empresa, visando criar uma estratégia que permita adequar o negócio a várias questões que ganharam muita relevância, tanto internamente, quanto aos olhos do mercado.
Para ficar mais claro o papel de cada uma dessas áreas, vamos explicar abaixo a relevância delas na estratégia como um todo.
O termo Environmental ou Ambiental se relaciona às boas práticas que as empresas devem adotar para reduzir o impacto que sua produção ou operação causa no meio ambiente. Isso engloba várias questões em pauta atualmente, como o aquecimento global, emissão de gases como o carbono ou o metano.
Ações para apoiar e contribuir com áreas locais ou de forma global, visando a preservação de áreas ameaçadas ou outras causas também são estratégias usadas nessa área.
Na área Social, os negócios devem mostrar que assumem responsabilidade sobre como sua forma de operar no mercado pode impactar comunidades ou áreas onde atuam.
Oferece também um bom atendimento, presta serviços com qualidade e garante a satisfação de todos com quem interage no mercado. Isso não só considera o mercado externo à empresa, como de forma interna.
Internamente, a empresa deve atuar para garantir segurança, bem-estar e todos os direitos que os colaboradores buscam, como salários justos, diversidade de gênero e de etnia.
Em Governança, o foco é garantir que a empresa possua políticas de administração transparentes, com líderes que possuam uma visão justa, tratando clientes e fornecedores com honestidade, assim como garantindo um bom clima organizacional para todos os membros de sua organização.
Nesse tema são consideradas coisas como conduta corporativa, práticas contra a corrupção, canais de comunicação abertos para denúncias, auditorias frequentes, dentre outras.
A estratégia de ESG não deve ser usada somente ao buscar a melhoria da imagem da empresa perante o mercado, mas seu foco é em analisar e planejar mudanças reais que impactem o pensamento e a cultura da organização, assim como a todos com quem interage.
Essa sigla passou a ser usada no lugar de Sustentabilidade, onde antigamente somente esse era o foco. Agora, as empresas são analisadas de forma mais global, sendo valorizados seus esforços de forma mais global.
A importância do ESG dentro de uma empresa
Investir na estratégia da ESG pode ser muito benéfico para a empresa, já que até mesmo os consumidores têm se importado com algumas das áreas que compõe a sigla.
Uma pesquisa da Union & Webster mostrou que só no Brasil, 87% do público em prefere comprar de empresas que investem em ações sustentáveis.
Quando focam nos 3 pilares do ESG, as empresas também recebem mais investimentos. A PwC mostrou que, em breve, 60% dos ativos de fundos mútuos vão estar aplicados nessas empresas.
Quando falamos sobre responsabilidade social, essa questão também tem sido mais notada não só por clientes, como por investidores. Isso fortalece o posicionamento no segmento e na mídia, garantindo que seu negócio realmente é honesto e ativo socialmente.
Empresas que buscam melhorar essas áreas através das práticas ESG conseguem identificar quais são seus pontos de melhoria e atuam sobre eles, minimizando os negativos, reduzindo seu impacto ambiental e potencializando bons resultados.