O mercado brasileiro de startups apresenta um cenário de investimentos muito positivo no Brasil, desta forma, há muitas oportunidades para empreendedores, especialmente em setores tecnológicos e de serviços.
Segundo dados coletados pela Folha de São Paulo, o mercado de startups teve a injeção de US$ 9,4 bilhões (aproximadamente R$ 53 bilhões) em 2021, quase 2,6 vezes superior ao ano de 2020, que registrou US$ 3,5 bilhões.
Os dados demonstram que o mercado de startups vem crescendo em número de negócios e valores de investimentos. Desde 2011, o único momento de queda foi registrado em 2016, na crise econômica derivada do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que abalou todo mercado.
Conheça mais sobre o mercado de Startups no Brasil.
O que é uma Startup?
Uma startup tem como objetivo obter crescimento agressivo através do fornecimento de produtos e serviços inovadores, para resolver um problema ou dor. Também é possível que a startup incremente mercadorias já existentes, melhorando o seu uso.
Apesar de não ser uma regra, geralmente as startups operam no setor de tecnologia digital. Bastante conhecida nos EUA, tornou-se mais conhecida entre os anos de 1996 e 2001, com o efeito da bolha da internet.
Tem significado literal “empresa emergente”, mas é um termo sem tradução definitiva. Para alguns, uma Startup é definida pela presença de baixos custos de manutenção, geralmente formada por equipes pequenas, mas que cresce rapidamente e de maneira escalável.
O mercado de Startups no Brasil
Por ser o 5º país mais populoso e líder econômico da América do Sul, o Brasil se torna um cenário naturalmente atraente para investimentos estrangeiros, apresentando excelentes números no mercado de tecnologia e inovação.
O Brasil já registra casos milionários de Startups, como a compra de 91% da Buscapé, comparador de preços, pela Zoom, plataforma de comércio eletrônico, por US$ 342 milhões. Mas, como todas as empresas devem enfrentar um cenário de obstáculos impostos pela burocracia governamental. No Brasil, o processo para abertura de empresas e registros de marcas é lento.
Um impasse chamado Tributação
No mercado Brasileiro, um dos principais desafios é a alta carga tributária, resultado de um sistema legislativo tributário complexo, formado por diversas leis, normativas administrativas e entendimentos que devem ser seguidos a risca por investidores, sob pena de multa e até mesmo a incidência de crimes tributários e fiscais.
No entanto, é possível que Startups, a depender do faturamento e da sua maturidade, optem pelo regime do Lucro Presumido, oferecendo uma tributação mais favorável ao seu modelo de negócios, favorecendo a elisão fiscal.
Através do Lucro Presumido, é possível realizar a apuração de forma mais simples se comparados com o Lucro Real, apontando o valor de recolhimento em IRPJ e CSLL. O cálculo desse imposto é feito através de uma tabela fixa de alíquotas, e qualquer empresa que não ultrapasse o faturamento anual de R$ 78 milhões pode optar por ele.
O Brasil como oportunidade de expansão
Por fim, sendo uma das principais economias mundiais e apresentando um mercado gigantesco o Brasil fornece um cenário muito favorável para Startups de vários setores. Além do vasto mercado consumidor, temos a presença de inúmeras aceleradores, cidades com inúmeros negócios com histórico de sucesso e um ecossistema que inspira a expansão e crescimento.