As empresas estrangeiras têm se interessado cada vez mais por manter equipes no Brasil. É possível afirmar que este processo foi acelerado pela pandemia, um contexto onde ficou comprovada a capacidade de ter um trabalho eficiente mesmo em modelo home office.
Assim, o distanciamento social provocado dos últimos anos fez com que as empresas investissem na gestão do trabalho remoto. Logo, várias novas tecnologias foram implementadas, o que abriu a possibilidade de empresas estrangeiras contratarem brasileiros.
Estes profissionais, por sua vez, têm se atraído bastante pela possibilidade de receber em moedas mais valorizadas, como o dólar e o euro, além da oportunidade de fazer parte de companhias de prestígio sem se deslocar da sua casa ou deixar o país.
Veja mais sobre isso a seguir!
Como trabalhar para uma empresa estrangeira no Brasil?
Existem várias formas de ser contratado por uma empresa estrangeira que está buscando colaboradores brasileiros. Atualmente, algumas companhias usam o LinkedIn como ferramenta de divulgação das suas vagas e de recrutamento.
É possível afirmar que ainda existem muitas questões a ser resolvidas, em especial no que se refere ao salário. Por se tratar de uma forma de trabalho nova, pendências como definir uma remuneração distinta por país ou adotar um modelo global ainda não foram totalmente padronizadas.
Além disso, algumas questões como o pagamento dos impostos e a obtenção das ferramentas necessárias para a realização do trabalho ainda não estão completamente definidas. Também existem alguns questionamentos quanto às habilidades desejadas, em especial com relação ao idioma.
Nesse sentido, vale ressaltar que as empresas estrangeiras que contratam brasileiros, especialmente para o setor da tecnologia, em geral, exigem um bom domínio da Língua Inglesa.
Outro ponto que se destaca é a necessidade de experiência, visto que tais companhias não costumam contratar aqueles que não estão familiarizados com a área em que pretendem atuar.
As principais vantagens de trabalhar para uma empresa estrangeira
Sem dúvida, um grande atrativo para os brasileiros é o salário. Isso também é algo que favorece para que as empresas queiram contratar brasileiros. Entretanto, a desvalorização do real pode acabar prejudicando as empresas locais.
A desvalorização da moeda nacional faz com que a competição se torne desleal para as companhias do Brasil. Isso acontece por um salário abaixo da média para países como os Estados Unidos e o Canadá ainda será maior que aquele oferecido no território nacional. Além disso, tais empresas costumam oferecer um pacote de benefícios similar ao do regime CLT, o que inclui férias remuneradas, bolsas de estudos e plano de saúde.
Embora tudo isso torne a concorrência mais complexa, não destrói completamente as chances das empresas brasileiras. Nesse sentido, vale destacar que tais companhias podem optar por fazer propostas de trabalho que ofereçam alguma vantagem para o profissional.
Atualmente, muitas pessoas, especialmente do setor da tecnologia, buscam fazer mudanças no seu estilo de vida e as empresas precisam acompanhar esta mudança nos desejos dos profissionais para conseguir diferencial competitivo.