É comum que investidores estrangeiros considerem fazer negócios no Brasil, um destino que se apresenta não apenas como a maior economia de toda a América Latina, mas também como uma das 15 maiores economias do mundo.
Embora nos últimos anos o Brasil tenha experimentado algumas dificuldades econômicas e uma redução na demanda por suas exportações, o Brasil ainda opera entre os principais destinos de estrangeiros para fazer negócios.
Por esses motivos, entre outros, empresas estrangeiras olham firmemente para o Brasil como um destino de investimento atraente.
Principais benefícios de se fazer negócios no Brasil
Com uma população estimada em aproximadamente 214 milhões de pessoas, o Brasil apresenta várias oportunidades para investidores estrangeiros fazerem negócios no país. Relacionamos alguns contextos para que investidores estrangeiros consigam analisar e maximizar oportunidades de crescimento.
1. O Brasil possui um vasto mercado consumidor
Com a quinta maior população mundial e uma classe consumidora que após os picos da COVID-19, tendem a retomar os gastos (estima-se que a população brasileira movimentou cerca de R$ 5,1 trilhões ao longo de 2021. O montante corresponde a um aumento de 3,7% em relação a 2020). Portanto, é possível compreender que existe um grande mercado consumidor e infinitas possibilidades de fazer negócios no Brasil.
O tamanho e a diversidade do mercado consumidor criaram uma riqueza de oportunidades comerciais empolgantes para empresas estrangeiras que desejam acessar novos clientes no Brasil.
2. Acesso ao comércio internacional no resto das Américas
Estabelecer uma presença comercial no Brasil facilita o acesso das empresas a outros países da América Latina, permitindo que empresas tirem proveito de acordos comerciais estratégicos, como o Mercosul.
O Brasil faz parte do Mercado Comum do Sul, conhecido como Mercosul, criado em 1991. Os objetivos do grupo comercial incluem:
- Livre circulação de mercadorias e serviços através da remoção de direitos aduaneiros e restrições não-tarifárias
- Tarifas externas padronizadas e políticas comerciais entre os membros, incluindo políticas econômicas, agrícolas, industriais, fiscais, serviços, alfândegas e transportes
- Cooperação em fóruns econômicos internacionais
- Legislação integrada para facilitar para as empresas e pessoas que atuam nos países membros do Mercosul.
As empresas no Brasil têm acesso direto à Argentina, Paraguai e Uruguai (membros fundadores do Mercosul) e também a outros 7 Membros Associados por meio deste acordo multilateral.
O BRICS é outro grupo comercial – formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – que os observadores do mercado esperam ver maior cooperação e iniciativas de livre comércio nos próximos anos. Embora, com um início lento, essa aliança de potências regionais emergentes oferece um potencial significativo quanto ao acesso a populações relevantes de países membros, caso estabeleçam com êxito futuras iniciativas de cooperação comercial.
O Mercosul e o BRICS, portanto, criam oportunidades e negócios, além de facilitar o acesso aos mercados de associados. As conexões internacionais do país estão entre as vantagens mais atraentes para as empresas que estão pensando em fazer negócios no Brasil.
3. Condições geográficas favoráveis
O Brasil é geograficamente grande e naturalmente diversificado, proporcionando um clima ideal para a produção agrícola e empreendimentos comerciais.
Tradicionalmente, a agricultura é um setor nacional de base e, apesar dos efeitos da crise financeira global, o Brasil continuou com forte produção agrícola.
Para empresas que buscam investir nesse setor, existem amplas oportunidades. Um exemplo de oportunidade inclui a introdução de novas tecnologias e equipamentos para melhorar a eficiência e aumentar a produção agrícola.
Esta seção inovadora do agronegócio, conhecida como agrotech, também contribui para uma agenda nacional mais ampla de garantia e melhoria da segurança alimentar.
Portanto, é do interesse do Brasil apoiar o crescimento do agronegócio em médio e grande escala e melhorar os produtos gerados pela grande proporção de pequenos negócios agrícolas familiares.
4. Abertura ao investimento estrangeiro
Para quem pensa em fazer negócios no Brasil ou abrir uma empresa local, é permitida uma participação 100% estrangeira e as empresas podem patrocinar vistos para funcionários estrangeiros.
Além disso, empresas locais podem ser abertas no Brasil sem a necessidade de visitar fisicamente o país; o processo pode ser concluído através da representação Legal. A Raleigh é especialista apoiar todo o processo de abertura de empresas, fornecendo serviços de procuração em alto nível e com foco operacional e vasto conhecimento da matéria jurídica brasileira.
5. Ótima infraestrutura para fazer negócios
O Brasil possui instalações de infraestrutura para transporte, com um vasto sistema rodoviário, além de contar com sistemas ferroviários diferentes para o transporte terrestre.
Existem 175 portos marítimos e fluviais no país, sendo 32 deles públicos. Portanto, há uma extensa rede de apoio à logística marítima para empresas que transportam mercadorias em todo o país e internacionalmente.
O Brasil está idealmente configurado como um importante centro comercial para a América do Sul.
Oportunidades de mercado para fazer negócios no Brasil
O mercado diversificado do Brasil apresenta aos investidores uma série de oportunidades comerciais atraentes. Embora o ambiente de negócios brasileiro tenha suas complexidades, a parceria com empresas locais pode simplificar para que empresas tenham sucesso para lidar com essas complexidades e obter sucesso no mercado.
Como mencionado anteriormente, o Brasil tradicionalmente é líder mundial em agricultura. As empresas têm acesso a oportunidades de negócios que abrem as portas para novas tecnologias, equipamentos e serviços que ajudam a tornar o setor agrícola mais eficiente e moderno. Esse tipo de investimento está disponível para vários setores nacionais, incluindo o setor de energia, desenvolvimento de aplicativos móveis e tecnologia financeira, que estão crescendo a um ritmo surpreendente.
Confira alguns fortes mercados brasileiros:
Mineração no Brasil
O setor de mineração brasileiro é frequentemente ignorado para os setores de outras economias de alto desempenho, como Chile e Peru. No entanto, tem muito a oferecer aos investidores estrangeiros. Seu tamanho relativo e certas formalidades burocráticas que criam uma ‘barreira natural à entrada’ para os concorrentes, gera potencial de sucesso comercial que pode ser mais fácil de alcançar em outros mercados mais saturados.
Especialistas em mineração em regiões como Canadá, EUA e Austrália devem procurar trazer suas empresas de METS (equipamentos de mineração, tecnologia e serviços) para o Brasil para suprir uma necessidade do mercado por sofisticação tecnológica em um dos maiores produtores mundiais de certos metais.
Mercado automotivo
O setor automotivo brasileiro, que responde por 23% do PIB industrial do país e 1,5 milhão de empregos na cadeia produtiva, se desenvolve no país desde a década de 1950, com grande contribuição de investimentos de empresas estrangeiras, reunindo players tradicionais de origem europeia e novas empresas entrantes do Japão, Coréia do Sul e China.
Existem oportunidades, em particular, para suprir lacunas na cadeia de suprimentos automotiva brasileira. A lista de autopeças com regime de tarifa de concessão atualmente importada reflete a necessidade de aquisição local de algumas peças, que agora dependem de importação, estando vulneráveis a questões como o câmbio.
Energia renovável
O Plano Nacional de Energia 2030 (PNE 2030) coloca as energias renováveis não hídricas como alternativa fundamental para atender à crescente demanda de energia elétrica que o Brasil enfrentará nos próximos anos, bem como para aumentar a participação de fontes sustentáveis no Brasil matriz de potência. O Brasil é o 7º maior país em investimentos em energia limpa, e o 6º mais atrativo.
Atualmente, a capacidade instalada de energia eólica no Brasil é de quase 9 GW, mais de 5% da matriz energética brasileira e a segunda fonte mais barata do país, depois da hidrelétrica. Além disso, o Brasil possui o maior fator de capacidade eólica entre todos os países do mundo, o que reflete a competitividade brasileira no setor.
Ciência e Vida
O Brasil pode ser um local adequado para multinacionais que desejam diversificar suas atividades de Ciências da Vida.
Uma comparação entre o aumento da população atual no Brasil e os gastos com o setor de saúde mostra que, quando expressos em porcentagem do PIB do país, esses gastos são bem superiores aos de suas contrapartes latino-americanas.
O Brasil superou uma série de crises recentes e sua classe média em rápida expansão está exigindo tecnologia, serviços e atenção em saúde. Os consumidores aumentaram seus gastos com seguro saúde privado em 50% nos últimos cinco anos devido ao aumento do poder de compra e às taxas de emprego mais altas.
Laboratórios desenvolvidos, incubadoras de empresas, unidades de produção de alta tecnologia e vínculos com universidades se combinam para criar um ecossistema atraente para investimentos em equipamentos médicos nas regiões Sul e Sudeste. No entanto, laboratórios públicos, que podem estimular empresas estrangeiras a entrar no mercado brasileiro, também podem ser encontrados em outras regiões do país. Uma forte dedicação ao fomento de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciências da Vida é um indicativo do potencial de inovação e de uma enorme oportunidade de investimento de longo prazo no Brasil.
Óleo e Gás
De acordo com o World Oil Outlook 2019 publicado pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o Brasil está prestes a se tornar um dos maiores fornecedores de petróleo convencional nas regiões em desenvolvimento, à frente dos atuais países da OPEP.
Um investimento na indústria brasileira de O&G trará retornos no longo prazo. Os extensos depósitos e a previsão de rápido crescimento demonstram grande potencial para o setor brasileiro de O&G.
Qualquer novo Edital de Licitação da Agência Brasileira de Petróleo ou contratos de serviços e equipamentos com a Petrobras (parte das 30 maiores empresas mundiais de Petróleo e Gás, controlada pelo Governo Brasileiro) deverá atender ao requisito de conteúdo local de 70%. Espera-se que isso não apenas promova fortes investimentos domésticos, mas também melhore os serviços de pós-venda e manutenção, prazos de entrega e proteção contra atrasos resultantes da demanda global.
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) tornou-se essencial no setor brasileiro de O&G, impulsionado pela crescente demanda por petróleo não convencional, recuperação aprimorada de campos existentes, soluções econômicas para novos desenvolvimentos em campos de águas profundas e novos materiais para as bacias do pré-sal.
Infraestrutura
Em um país continental como o Brasil, a infraestrutura é um assunto especialmente relevante. Transporte, logística, geração de energia, saneamento e habitação são questões centrais para o desenvolvimento do Brasil, bem como grandes oportunidades de negócios.
Os investimentos em infraestrutura quase triplicaram nos últimos anos, de R$ 48,6 bilhões (US$ 15,5 bilhões) em 2007 para R$ 132 bilhões (US$ 33,5 bilhões) em 2019, considerando tanto o capital público quanto o privado. Isso representa uma taxa composta de crescimento anual de cerca de 8,7%.
No entanto, ainda há muito a ser feito e a infraestrutura continua sendo uma grande prioridade, com diversos projetos e programas de financiamento em andamento. O Brasil possui atualmente o maior programa de concessões de ativos de infraestrutura do mundo. A carteira de projetos do governo estima pelo menos R$ 217 bilhões em investimentos, nas próximas décadas, em portos, ferrovias, rodovias e aeroportos que serão concedidos até 2022.